A Rússia e a Ucrânia estão entre os principais produtores mundiais de fertilizantes, como o potássio. Com o agravamento da guerra, a Rússia chegou a recomendar aos produtores locais que suspendessem as exportações de fertilizantes e seus insumos para o resto do mundo. Com isso criou-se uma tensão global.
Em reportagem à BBC Svein Tore Holsether, CEO da Yara International uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo, afirmou que “Metade da população mundial obtêm seus alimentos graças ao uso de fertilizantes, e se isso for retirado de alguns cultivos, essa produção pode cair até 50%”
Assim como nós, as plantas são seres vivos que necessitam de alimentos para crescerem de forma saudável. Esses alimentos são fornecidos pelo solo, que é um depósito de substâncias das quais os vegetais se alimentam.
Essas substâncias são os nutrientes ou compostos químicos, que funcionam como um combustível e matéria-prima para a vida das plantas.
Não julgue cada dia pela colheita que você colhe, mas pelas sementes que você planta.
– Robert Louis Stevenson
Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.
Ir Para a Seção
Classificação Dos Nutrientes
Os nutrientes são classificados em dois grupos: macro e micronutrientes.
Como o próprio nome sugere, os macronutrientes são os elementos de que as plantas mais necessitam, sendo absorvidos em quantidades elevadas. Já os micronutrientes, são consumidos em quantidades menores.
Os macronutrientes são o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e o enxofre.
Os principais micronutrientes são: cloro, boro, cobre, ferro, molibdênio, zinco e manganês.
Tanto os macros como os micronutrientes são essenciais para o desenvolvimento saudável das plantas, folhas, flores e frutos.
Quando o solo não possui esses nutrientes nas quantidades exigidas, entram em ação os fertilizantes, também conhecidos como adubos.
Esses adubos podem ser orgânicos como húmus ou estercos ou químicos extraídos pelas mineradoras. Cada tipo de adubo tem suas particularidades.
Os orgânicos respondem lentamente às necessidades das plantas e são usados em lavouras de menor porte, enquanto os químicos são aplicados em larga escala onde se necessita um efeito imediato aos vegetais.
O potássio é um mineral essencial para a vida humana e necessário para o crescimento das plantas. Disponível no solo na forma iônica (K+) é absorvido pelas raízes juntamente com a água.
Esse elemento é o segundo macronutriente mais importante na lavoura, ficando atrás do Nitrogênio. Para se ter uma ideia, a cada tonelada de grãos de soja, são extraídos 20 Kg de potássio do solo.
Principais Responsabilidades Nas Plantas
Suas principais responsabilidades nas plantas são:
- Promover a absorção de água
- Atuar na fotossíntese.
- Regular o transporte de açúcares e outros nutrientes das folhas para órgãos de reservas como os grãos, frutos e raízes.
- Promove a resistência das plantas ao frio, pragas e doenças.
A falta do potássio nos solos irá inibir o crescimento das raízes e da planta, atrasando a floração e reduzindo o crescimento dos frutos. Em casos mais graves, as folhas começam a necrosar até sua queda.
Você gostou deste artigo?
Espero que este artigo tenha ajudado você a entender melhor sobre a cadeia de alimentos. Para saber mais, dê uma olhada em, O Que É E Como Funciona A Hidroponia?
Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.
Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no Spotify, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.
Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy
Cheers 🍷