O vinho do Porto é um vinho de sobremesa português feito a partir de uvas de vinho tinto e branco e fortificado com aguardente, um licor produzido da destilação do vinho. Apenas os vinhos produzidos no Vale do Douro em Portugal podem ser rotulados como Vinho do Porto.
Os viticultores do Porto estão concentrados ao longo do rio Douro, como Porto e Vila Nova de Gaia, onde as uvas ainda são esmagadas a pé.
O porto tem o nome da cidade portuária do Porto de Portugal, na região do Douro, que se tornou em uma denominação oficial em 1756.
Os produtores portugueses incluíram um selo de certificação nas suas garrafas para demonstrar a sua origem e legitimidade.
Qualquer pessoa que tente fazer você acreditar que sabe tudo sobre vinhos é obviamente uma farsa.
― Leon Adams
Ir Para a Seção
Conhecendo O Vinho Do Porto
Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.
Mais de 80 variedades de uvas podem ser usadas para produzir vinho do Porto. As principais castas utilizadas nos Portos com base de vinho tinto são a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Cão, Tinta Barroca e Touriga Franca.
São mais de 30 as uvas que podem ser utilizadas na produção do vinho branco, que inclui Sercial, Malvasia Fina, Viosinho, Rabigato, Gouveia e Folgasão.
Embora existam muitas castas únicas no Douro, a maioria é colhida, desengaçada e fermentada em conjunto.
A base para o Porto é feita como qualquer outro vinho. No entanto, há uma etapa adicional.
Antes de todo o açúcar ser convertido em álcool, o brandy ou destilado de vinho é introduzido no vinho para interromper a fermentação. Essa ação mata as leveduras restantes e interrompe a fermentação.
O vinho resultante retém alguns de seus açúcares residuais, resultando em perfis finais entre secos e doces, e possui um teor alcoólico mais alto, tipicamente em torno de 20% de álcool por volume . Este processo é conhecido como fortificação.
O Vinho do Porto é então transferido para barricas para envelhecimento ou poderão ir direto para engarrafamento.
Todos os portos são doces, mas depende do tempo de envelhecimento das uvas e do método de produção.
Os principais tipos de Vinhos do Porto são:
Porto Ruby
Feito de uvas de vinho tinto nativas de Portugal como Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca. O Porto Ruby é brilhante, frutado, fresco e feito para consumo imediato.
Porto Rosé
O Porto Rosé é tecnicamente um Porto ruby, empregando um pouco menos de contato com a pele para obter uma cor mais pálida, assim como nos rosés padrão. Tem um espectro de frutas vermelhas com notas de morango, framboesa e cranberry.
Porto Branco
O Porto Branco é feito de uvas brancas como Rabigato, Viosinho, Malvasia e Gouveia. Seu sabor é de pêssego e damasco, assim como casca de limão.
Portos Tawny
Os Portos tawny são da mais alta qualidade e são envelhecidos em madeira e rotulados por 10, 20, 30 ou 40 anos, resultando em um perfil de sabor complexo.
Porto Vintage
Os vinhos do Porto Vintage são os do estilo mais caros, eles devem ser envelhecidos em barricas e engarrafados dois a três anos após a colheita. Estes vinhos podem envelhecer de 40 a 50 anos antes de estarem prontos para serem totalmente apreciados.
Você gostou deste artigo?
Espero que este artigo tenha melhorado o seu entendimento sobre vinho. Para saber mais sobre a bebiba, dê uma olhada em Café: Saiba Tudo Sobre A Bebida Que Se Tornou Uma Marca Mundial.
Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.
Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no Spotify, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.
Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy.
Cheers 🍷