Qual A Diferença Entre Espumante, Champanhe E Frisante?

570

Essa categoria de vinhos possui características que nos permitem classificá-los em diferentes tipos ou estilos. Essas peculiaridades são resultados do método de produção, da quantidade de açúcar residual na bebida ou da região em que o vinho foi produzido — mais conhecido como terroir. Além do mais, muitos consumidores de vinhos confundem as nomenclaturas entre champanhe, espumante e frisante.

Muito de qualquer coisa é ruim, mas muito champanhe é ideal.

-Scott Fitzgerald

Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.

Ir Para A Seção

  1. Vinho Espumante
  2. Champanhe
  3. Vinho Frisante

Vinho Espumante

De imediato, podemos afirmar que todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é um champanhe.

Para que um vinho seja considerado espumante, é necessário que ele tenha carbonatação — ou seja, presença de gás carbônico, o que irá gerar as borbulhas conhecidas como perlage.

Champanhe

espumante

O champanhe é um vinho espumante produzido na região de Champagne, localizada no nordeste da França. 

Foi nessa região que no passado, o monge  Dom Pérignon e a família Clicquot revolucionaram a maneira de elaborar o espumante, ajudando  a região francesa a ganhar seu destaque no setor vitivinícola.

Em 1927 a região de Champagne com cerca de 32 mil ha de vinhedos, conquista a sua denominação de origem a AOC francesa, dando o direito aos seus viticultores a serem os únicos autorizados a chamarem os vinhos produzidos ali como champagne.

Entretanto, em 1974, o Supremo Tribunal Federal brasileiro, deu o mesmo direito à vinícola Peterlongo, fundada em 1915 na Serra Gaúcha, pois entendeu-se que ela já utilizava o mesmo método tradicional de produção de espumante e, mesmo antes da criação da denominação de origem Champanhe pelos franceses na década de 20.

Devido a pressões do mercado internacional e principalmente dos franceses contrários a decisão brasileira, a Peterlongo decidiu tirar o nome do rótulo da maioria dos seus espumantes, deixando a palavra champagne apenas no seu produto premium. 

Vinho Frisante

A principal diferença entre espumantes e frisantes é a quantidade de carbonatação, ou seja, gás carbônico presente na bebida, proveniente da fermentação. Um vinho frisante, tem no máximo a metade de pressão encontrada em um espumante. Para se ter uma ideia, os frisantes têm entre 1 a 2 atmosferas de pressão a 20°C, enquanto os espumantes de 5 a 6 atmosferas de pressão a 20°C.

Basta observar as borbulhas dos vinhos frisantes. Elas são mais sutis do que as dos vinhos espumantes. 

Escute a este e outros Originais GA exclusivos no Spotify  😉

Você gostou deste artigo?

Espero que este artigo tenha melhorado suas habilidades com vinho. Para saber mais sobre vinhos, dê uma olhada em Benefícios Dos Vinhos Tintos Para A Saúde: Descubra O Que A Ciência Está Dizendo.

Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers 🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.