Quais São Os Tipos De Sal Utilizados na Culinária?

597

Você conhece quais são os tipos de sal usados na culinária? O sal, também chamado de cloreto de sódio, é um dos cinco gostos básicos sentidos pelos humanos. Pode alterar radicalmente o paladar, agregar sabor e neutralizar o doce. 

O costume de salgar os alimentos já era bastante difundido pelos egípcios, cerca de 4.000 anos A.C.

Do latim salarium, significa “uma porção de sal”, pois os romanos utilizavam o sal como moeda de troca para compra e venda de mercadorias. Ainda hoje, um dos principais acessos à capital italiana se chama “Via Salaria”, pois esse era o caminho que o sal percorria até Roma.

Descubra quais são os principais tipos de sal que podem ser explorados na sua cozinha.

Deve haver algo estranhamente sagrado no sal. Está nas nossas lágrimas e no mar.

-Khalil Gibran

Pular Para a Seção

  1. Obtenção Do Sal
  2. Sal Grosso
  3. Sal Refinado
  4. Sal Maldon
  5. Flor De Sal
  6. Sal Rosa
  7. Sal Negro
  8. Sal Light

Obtenção Do Sal

Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.

No início do século 20, além de ser usado como condimento e produto medicinal, o sal passou a ser utilizado também nas indústrias químicas e têxtil e mais tarde nas indústrias metalúrgicas, alimentos, agropecuária, dentre outras.

Existem duas formas básicas de obtenção do sal de cozinha, através de jazidas que são mineradas, técnica especialmente empregada nos Estados Unidos e na Europa ou por evaporação e cristalização da água do mar, feita em países tropicais como o Brasil. 

A água do mar é um recurso natural renovável e inesgotável, sendo que  possui vários tipos de sais dissolvidos, dentre eles o NaCl. Em média, existem 35 gramas de NaCl ou sal para cada litro de água do mar.

Ao ser retirada do mar, a água salgada vai para enormes tanques de evaporação e por causa dos ventos, radiação solar e temperaturas elevadas, começa a formar a salmoura para depois o sal cristalizar-se e ser separado. 

Sal Grosso

Sal Grosso

Há vários tipos de sal na culinária en~tao vamos começar pelo o famoso sal grosso. Para a produção de sal grosso, o sal continua secando sob o sol até que todo o cloreto de sódio se aglutine e forme pedrinhas de cristais salgadas com até 3 centímetros de diâmetro. Sua granulação rústica, conquistou o título de item indispensável para um bom churrasco.

Sal Refinado

Já na produção do sal refinado, a salmoura é processada antes da formação dos cristais, passando por filtros para eliminar impurezas. Depois, segue evaporando em câmaras a vácuo, até gerar os cristais minúsculos que serão consumidos no dia a dia. 

Sal Maldon

O sal Maldon, é muito apreciado na alta gastronomia para dar sabor especial e visual nos pratos, graças ao seu aspecto quebradiço. Produzido em Essex na Inglaterra, possui um sabor puro do mar. Sendo facilmente dissolvido quando ingerido, seu uso gastronômico pode dar o toque final em saladas ou carnes grelhadas. 

Flor De Sal 

Proveniente da França, o Flor de Sal necessita de  muito sol, brisa suave e baixa umidade para ser produzido. Seus cristais são coletados manualmente e secos naturalmente ao sol, antes de serem envasados. Muito apreciado na culinária, o flor de sal deve ser acrescentada nas receitas após o cozimento para que sua textura crocante não se perca.

Sal Rosa

Tipos De Sal

O sal rosa do Himalaia é uma mistura de diversos minerais e pode ser utilizado como alternativa ao sal de cozinha. Originário do mar fossilizado há milhares de anos na região da Cordilheira do Himalaia,  não passa por processos químicos e contém cerca de 80 minerais que podem ser  benéficos ao nosso organismo. A sua coloração rosácea é proveniente do óxido de ferro e do manganês encontrados na sua composição. 

Sal Negro

O sal negro indiano ou Kala Namak, é um sal de ervas milenar, produzido na Índia e no Paquistão. É feito através da combinação de Sal do Himalaia e de ervas e frutos da região, dando um sabor defumado e levemente sulfúreo. 

Sal Light

O sal light é considerado uma opção para os hipertensos, já que possui  somente 50 % de cloreto de sódio (NaCl).Os outros 50 % são de cloreto de potássio (KCl).

Seu sabor é mais suave, além de  auxiliar no bem estar físico, já que reduz a retenção de água no organismo devido a concentração de cloreto de potássio.

Escute a este e outros Originais GA exclusivos no Spotify 😉

Você gostou deste artigo?

Espero que este artigo tenha ajudado você a melhorar suas habilidades na cozinha. Para saber mais, dê uma olhada em Quais Os Perigos De Lavar As Carnes Antes De Cozinhar?

Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers 🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.