O Que É Contaminação Cruzada?

3.9K

Vamos imaginar uma situação em que o cozinheiro está fatiando um alimento em uma tábua de corte. Porém, essa tábua foi utilizada para o preparo de outro alimento antes, e não foi devidamente higienizada. Então, situações como essa podem provocar a contaminação dos alimentos. Esse processo é denominado contaminação cruzada.

A contaminação cruzada ocorre quando, devido à falta de higiene dos utensílios de cozinha, alimentos, ou até mesmo falta de higiene pessoal do trabalhador, ocorre a transferência de contaminantes de um ser, alimento ou objeto contaminado para outro alimento.

Entenda agora em detalhes sobre a contaminação cruzada, maneiras que ocorre e como evitar.

Nossas mentes são como nossos estômagos; eles são estimulados pela mudança em sua alimentação, e a variedade fornece a ambos um novo apetite.

-Quintiliano

Pular Para a Seção

  1. Contaminação Cruzada
  2. Maneiras Que Ocorre a Contaminação Cruzada
  3. Evitando a Contaminação Cruzada

Contaminação Cruzada

Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.

A contaminação microbiológica é a disseminação de microrganismos nocivos para alimentos que não contêm esses microrganismos naturalmente.

Alguns alimentos contêm esses microrganismos, como Salmonella em aves cruas. Se a Salmonella for transferida de aves como o frango para outro alimento durante a preparação, isso é chamado de contaminação cruzada. 

Assim, podemos definir que, a contaminação cruzada é a transferência de microrganismos patogênicos, ou seja, nocivos à saúde humana, de alimentos crus para outros alimentos prontos ou não para consumo.

Vírus, como a hepatite A, também podem ser transferidos para os alimentos de uma pessoa infectada que esteja manipulando os ingredientes.

Produtos químicos também podem entrar nos alimentos por acidente através de contaminação cruzada. Se um produto de limpeza for derramado na bancada da cozinha e não for limpo e a comida estiver sendo preparada naquele local, o alimento será contaminado.

Maneiras Que Ocorre a Contaminação Cruzada

Contaminação Cruzada
  1. De uma Comida para outra

Alimentos crus ou seus líquidos entram em contato com alimentos prontos para consumo.

  1. De um equipamentos/utensílios para a alimentação

O mesmo equipamento ou utensílio é usado para processar alimentos crus e alimentos prontos, sem que ocorra a devida limpeza entre um ingrediente e outro. 

  1.  De Pessoas para a Comida

As mãos que tocam em alimentos crus, em seguida, tocam em alimentos prontos para consumo sem que ocorra a higienização antes. 

Evitando a Contaminação Cruzada

o que é Contaminação Cruzada
  1. Refrigerar Corretamente
    • Mantenha carne crua, aves e frutos do mar nas prateleiras inferiores. Alimentos cozidos e prontos para consumo, ficam nas prateleiras superiores para evitar a contaminação cruzada.
    • Frutas e vegetais crus e alimentos que serão reaquecidos no centro. 
    • Todos os alimentos armazenados devem estar cobertos para evitar contaminação cruzada com respingos ou líquidos de outros alimentos.
  2. Práticas Seguras
    • Lave as mãos antes de começar a cozinhar, mudar de tarefa antes e após usar o banheiro.
    • Nos restaurantes a kilo ou self service,  a comida que já está no expositor de alimentos nunca deve ser misturada com uma nova. Dessa forma, evita-se que quaisquer contaminantes que possam ter entrado no alimento velho entrem em contato com a comida que será reposta. 
    • Os  “protetores de saliva”, devem sempre ser usados, pois servem de escudos entre o rosto de uma pessoa e a comida em exibição.
    • Armazenar materiais de limpeza e outros produtos químicos separadamente dos produtos alimentícios.
  1. Utilizar Equipamentos E Utensílios Corretamente
    • Equipamentos e utensílios de cozinha, como tábuas de corte e facas, devem ser manuseados separadamente dos demais ao preparar carnes cruas e lavadas, enxaguados e higienizados, antes de serem reutilizados.
    • É comum em alguns restaurantes utilizar tábuas de corte e facas com cabos  codificados por cores. Por exemplo, a cor amarela é para processar aves, cor azul para peixes e frutos do mar,  enquanto a vermelha para carnes. 
    • Tábuas de corte de madeira, são portas de entrada e colônias de bactérias, devido suas rachaduras microscópicas tornando difícil a higienização. 
    • Ao experimentar a comida, utilize colher descartável e nunca com os dedos. 

Concluindo

Todo cozinheiro deve ser capaz de identificar uma possível situação de contaminação cruzada e evitar que isso aconteça. Essas ações reduzirão significativamente o risco de intoxicação alimentar.

Escute a este e outros Originais GA exclusivos no Spotify 😉

Você gostou deste artigo?

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender melhor como a contaminação cruzada funciona. Para saber mais, dê uma olhada em Quais Os Perigos De Lavar As Carnes Antes De Cozinhar?

Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers 🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.