Você já se perguntou como é feito o vinho tinto? A vinificação é uma arte – uma verdadeira obra-prima em garrafa. Os enólogos trazem sua paixão e dedicação a cada safra e vinhos que criam.
Quando as uvas atingem a maturação ideal, são colhidas, podendo ser mecanicamente se a área do vinhedo for apropriada para esse processo ou manualmente, na qual é possível escolher os melhores cachos para produzir a bebida.
Saiba em detalhes nesse post, como é feito o vinho tinto e entenda cada uma das etapas de produção, como processo, maceração, trasfega, clarificação, maturação, envelhecimento, engarrafamento e consumo.
Uma gota de vinho é suficiente para avermelhar um copo inteiro de água.
― Victor Hugo, The Hunchback of Notre-Dame
Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.
Pular Para a Seção
- Início Do Processo
- Maceração
- Trasfega
- Clarificação
- Maturação E Envelhecimento
- Engarrafamento E Consumo
Início Do Processo
As uvas colhidas são encaminhadas para a cantina do vinhedo onde serão separadas do engaço e esmagadas através das prensas. Isso irá quebrar as peles das uvas e irá liberar o suco ou mosto dos frutos.
O suco resultante do esmagamento é então transferido para um tanque, e o processo de fermentação começa quando as leveduras são adicionadas ao suco de uva naturalmente doce, transformando quimicamente o suco em gás carbônico, calor e finalmente em álcool.
Maceração
Como o vinho tinto obtém sua cor, taninos e complexidade através das cascas e sementes das uvas, o suco deve permanecer em contato com esses sólidos durante esta etapa, denominada maceração. Após a fermentação estar completa nos vinhos tintos e atingir a cor e os sabores desejados, o vinho é prensado para remover as cascas, sementes e polpa.
Trasfega
Com o término da fermentação alcoólica, resíduos sólidos, matéria orgânica e leveduras se depositem no fundo do tanque, para evitar que sabores e aromas indesejáveis sejam passados ao vinho, este é transferido para um tanque limpo. Esse processo de transferir o vinho de um tanque para o outro é chamado de trasfega.
Clarificação
Durante o processo de elaboração do vinho, o mosto apresenta partículas sólidas em suspensão ou borras que são células de levedura e partículas minúsculas da casca e polpa. Para que o vinho se torne límpido, estas partículas sólidas devem ser removidas, evitando que o vinho seja turvo.
Para isso recorre-se ao processo de clarificação ou colagem. A colagem consiste na adição de substâncias proteicas animais, vegetais ou minerais ao vinho, que irão reter e arrastar as partículas para o fundo do tanque.
As colas, com costumam ser chamadas, mais utilizadas são a caseína, bentonita, clara do ovo, proteínas vegetais extraídas da batata e da ervilha, gelatina de peixe ou Isinglass, mais conhecida como cola de peixe – uma substância obtida de bexigas secas dos peixes. Entretanto, as quantidades são mínimas na quantidade de 5-30 ml a cada 100 litros de vinho, não impactando na qualidade nem no gosto da bebida.
Maturação E Envelhecimento
A maioria dos vinhos envelhecidos em barricas de carvalho são os tintos para desenvolver sabores e aromas mais complexos e equilibrados. Vinhos brancos da uva chardonnay, normalmente também passam pela maturação em barricas, tornando-se mais encorpado, além de adquirir cor e textura amanteigada.
Vinhos tintos que são consumidos jovens e a maioria dos brancos, passam por maturação em tanques de aço inoxidável para que seu frescor, aromas e caráter frutado sejam preservados.
Engarrafamento E Consumo
O vinho então é transferido para as garrafas, onde irão envelhecer o que pode durar de alguns meses a muitos anos para depois serem rotulados e comercializados.
No entanto, alguns vinhos são engarrafados e comercializados ainda jovens.
Você gostou deste artigo?
Espero que este artigo tenha ajudado você a entender melhor como é feito o vinho tinto. Para saber mais sobre vinho, dê uma olhada em Sauvignon Blanc: O Guia Entusiasta Para Os Amantes Do Vinho.
Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.
Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no Spotify, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.
Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy
Cheers 🍷
Hello! I just would like to give a huge thumbs up for the great info you have here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.