Os vinhos são consumidos como fonte de uma alimentação saudável há séculos. Os povos egípcios, gregos e romanos, acreditavam que o vinho era uma bebida saudável e prescreviam como remédios ou consumiam mais do que água. Afinal, Vinho Tinto ou Branco? Qual o melhor para nossa sáude.
Com os avanços da medicina, descobriu-se que os compostos fenólicos abundantes no reino vegetal são os responsáveis pelos benefícios à saúde humana.
Nas plantas, os compostos fenólicos atuam como agentes de defesa contra predadores que comem suas frutas, folhas e sementes antes do amadurecimento, conferindo adstringência, coloração, sabor e aroma.
Quando presentes no nosso organismo, esses compostos possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que combate os radicais livres que causam danos à estrutura celular do nosso corpo e acelera o processo de envelhecimento. Além disso, contribuem para prevenção de diversas doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, Alzheimer, Parkinson e câncer.
Neste artigo, explicaremos em detalhes qual o melhor para nossa saúde o Vinho Tinto ou Branco?
O vinho é a prova constante de que Deus nos ama e quer nos ver felizes.
– Benjamin Franklin
Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.
Pular Para a Seção
O Que São Os Fenóis?
Os fenóis trata-se de um grande e complexo grupo que possui cerca de 8000 subclasses e são encontrados em frutas, chá, cerveja, azeite, chocolate ou cacau, café, e bebidas à base de frutas, como os vinhos.
Entretanto, as uvas são consideradas uma das maiores fontes de compostos fenólicos quando comparadas a outras frutas e vegetais.
Dentre eles, destacam-se os taninos, que dão aquela adstringência ou sensação de boca seca ao experimentar vinhos e o resveratrol que amplamente analisados em estudos sobre o consumo moderado de vinho e a prevenção de diversas doenças. Assista o vídeo completo sobre os Benefícios Do Vinto Tinto Para Nossa Saúde.
Esses compostos estão presentes na parte lenhosa ou engaço, folhas, cascas e sementes das uvas.
Produção Do Vinho
Durante a produção do vinho, ocorre o processo de maceração que consiste no contato do mosto ou suco das uvas com as cascas, engaço e sementes, para extrair substâncias fundamentais e formar o vinho, como a cor, aromas e taninos.
A maceração para produzir os vinhos tintos dura em torno de 1 semana. Nesse período ocorre a diluição e a difusão de compostos da película, casca e sementes produzindo vinhos com boa intensidade de cor e aromas.
Diferentemente, na produção dos vinhos brancos o objetivo não é extrair somente os aromas e não as antocianinas – pigmento responsável pelas cores das cascas ou taninos. Por isso, a maceração ou é muito curta, durando algumas horas ou não é feita.
Dessa forma, os vinhos tintos têm uma concentração maior do que os vinhos brancos, de compostos fenólicos, como o resveratrol e taninos.
Como resultado, as pesquisas vêm confirmando que são os vinhos tintos que promovem maiores benefícios à nossa saúde do que os vinhos brancos.
Você gostou deste artigo?
Espero que este artigo tenha melhorado o seu entendimento sobre os vinhos. Para saber mais sobre, dê uma olhada no artigo Cabernet Sauvignon “A Rainha Das Uvas Tintas”
Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.
Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no Spotify, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.
Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy
Cheers 🍷