A Sauvignon Blanc é uma das uvas viníferas mais plantadas no mundo. Podendo ser transformadas em vinhos brancos de qualquer estilo, como varietais, blends e de sobremesa. Porém, os vinhos mais populares são secos, frescos e aromáticos.
Além disso, leveza, elegância e aroma refrescante são algumas das características mais marcantes dessa uva. Ela estabeleceu raízes nos quatro cantos do planeta – com destaque para a Nova Zelândia, Chile e Califórnia.
A casta é uma das uvas brancas mais cultivadas pelo mundo. E pode produzir vinhos brancos com vários estilos, sendo do mais fresco até o mais encorpado.
Neste post você aprenderá em detalhes sobre a uva de origem francesa que conquistou os 4 cantos do mundo.
Nada mais excelente ou valioso do que o vinho foi concedido pelos deuses ao homem.
-PLATO- filósofo grego antigo
Assista esse e mais outros tópicos no canal da GastroVino Academy no Youtube.
Ir Para a Seção
- História Da Sauvignon Blanc
- Sauvignon Blanc: Aromas E Sabores
- Sauvignon Envelhecendo Em Tanques De Aço Inoxidável Ou Barris De Carvalho
- O Que A Sauvignon Blanc E A Cabernet Sauvignon Tem Em Comum?
- Sauvignon Blanc No Mundo
- Sauvignon Blanc – Serviço E Harmonização
História Da Sauvignon Blanc
A Sauvignon Blanc é uma uva francesa, especificamente do Oeste do país entre regiões vinícolas de Bordeaux. Onde é misturada com a uva Sémillon para produzir vinhos brancos doces e secos do Vale de Loire, onde alcançou sua fama mundial com seus rótulos elegantes, como os Sancerre e Pouilly-Fumé.
Seu nome vem provavelmente das palavras francesas sauvage (“selvagem”) e blanc (“branco”) devido às suas origens iniciais como uma uva indígena no sudoeste da França. Outra sugestão, vem da palavra savage-ravagion, ou selvagem devastação, o que pode fazer sentido, pois sua importância se estabeleceu após a devastação dos vinhedos europeus pela filoxera.
Embora a uva seja cultivada na França há pelo menos 500 anos, a popularidade aumentou graças aos enólogos da Nova Zelândia que trabalharam de forma ousada. Tornando o que é hoje como a uva mais plantada do país. Atualmente, ela é cultivada em todo o mundo, da Austrália à Nova Zelândia, da Califórnia ao Canadá, do Chile ao Brasil até chegar a África do Sul.
Sauvignon Blanc: Aromas e Sabores
Por ser uma uva que se adapta bem em climas e solos diferenciados, ela produz uma grande variedade de vinhos com estilos e aromas distintos de groselha-verde, goiaba, toranja, lima, maracujá, ervas frescas, grama verde, pimentão verde, aspargos e jalapeño.
Os aromas de ervas e vegetais de Sauvignon blanc vêm de um grupo de compostos orgânicos denominados methoxypyrazine ou pirazinas. Conhecidos por suas “notas verdes”, como grama, pimentão verde e jalapeño, as pirazinas também são encontradas em algumas uvas tintas, como cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot e carménère. Em vinícolas localizadas em regiões de climas quentes, ela possui sabores de pêssego bem maduro e mel.
Sauvignon Envelhecendo Em Tanques De Aço Inoxidável Ou Barris De Carvalho
O recipiente em que o vinho fermenta e amadurece tem um papel importante nas características da bebida.
De um modo geral, os produtores usam principalmente tanques de aço inoxidável para manter o equilíbrio e o frescor da Sauvignon Blanc. Preservando seus sabores e aromas de frutas primárias, além de previnir a oxidação. Algumas vezes, utilizam barris de carvalho para suavizar a acidez e adicionar complexidade.
Assim, os vinhos Sauvignon Blanc que são envelhecidos em tanques de aço inoxidável apresentam um caráter fresco e frutado. Enquanto a porosidade da madeira permite a micro-oxigenação do vinho, dando ao Sauvignon Blanc um corpo mais redondo e cheio com uma influência sutil de carvalho.
O Que a Sauvignon Blanc e a Cabernet Sauvignon Tem Em Comum?
As uvas Sauvignon blanc e Cabernet Sauvignon compartilham características semelhantes de sabor verde e herbáceo, mas por quê? Porque a sauvignon blanc é, de fato, uma das uvas-mãe da cabernet sauvignon, junto com a Cabernet franc, após um cruzamento genético para produzir uma nova variedade de uva.
Deste cruzamento, surgiu a nova variedade, Cabernet Sauvignon, com aromas de groselha preta, cereja e pimenta.
Em 1997, um estudo genético identificou os DNAs da Sauvignon Blanc e Cabernet Franc, confirmando o grau parentesco com a Cabernet Sauvignon.
Sauvignon Blanc No Mundo
França: Bordeaux e Vale Do Loire
Existem diferenças significativas entre os Sauvignon Blanc de Bordeaux e os do Vale do Loire.
O clássico blend branco de Bordeaux reúne três principais uvas da região: Semillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle. Sauvignon Blanc tem acidez fantástica, enquanto Semillon tem riqueza e suscetibilidade à podridão nobre. Ambas, Sauvignon Blanc e Semillon, compõem pelo menos 90% dos melhores vinhedos.
A terceira variedade, a Muscadelle, proveniente de uma pequena área, agrega um sabor mais intenso aos vinhos. O vinho pode ser complexo com aromas intensos de frutas cítricas, pêssego, acácia, cera de abelha, avelã, grama e feno. No paladar, possui corpo e álcool de média intensidade.
As áreas vinícolas do Loire, como Sancerre (2.500 Ha) e Polly-Fumé (1.200 Ha), ambas Appellation d’origine contrôlée (AOC), são consideradas a região da Sauvignon Blanc com um clima continental que favorece a produção de vinhos viçosos, frutados e aromáticos. Além disso, a alta acidez, característica de vinhos de regiões mais frias, ajuda a harmonização com comidas mais pesadas.
Os vinhos de Sancerre são secos e leves , com alta acidez, álcool médio e final mineral. Possuem cor de limão pálido com aromas de toranja, groselha-verde, grama cortada, mineral e fumaça. Na prática, é muito difícil distinguir um Sancerre de Pouilly-fumé, embora este último tenda a ser mais defumado.
Comparando os vinhos Sauvignon Blanc das duas regiões, os de Bordeaux são mais expressivos em frutas tropicais e menos marcantes em aromas de grama e minerais do que os do Vale do Loire.
Com o advento da praga da filoxera que assolou os vinhedos da França no século XIX, a uva migrou para os países do novo mundo. Onde encontrou terroirs específicos, ficando conhecida permanentemente.
Nova Zelândia – Marlborough
A uva foi introduzida na Nova Zelândia na década de 1970 quando o enólogo neozelandês sonhava em criar um novo estilo de vinho.
Ao longo dos anos, a indústria do vinho se desenvolveu e melhorou imensamente fazendo o vinho sauvignon blanc da Nova Zelândia uma bebida de classe mundial.
No início, o vinho Sauvignon Blanc não era considerada de interesse comercial, mas os vinicultores notaram que a variedade era robusta o suficiente para se dar bem nos vinhedos do país. As vinhas eram vigorosas, cresciam bem e se adaptavam facilmente ao clima que era ideal para o amadurecimento da variedade, produzindo uvas aromáticas e saborosas.
Os produtores passaram então a adotar práticas de viticultura para colher as uvas em diferentes estágios de amadurecimento obtendo uma melhor acidez e corpo.
Somadas às modernas técnicas de vinificação, conseguiram produzir uma bebida complexa e com grande presença de aromas minerais e florais.
As primeiras produções de Sauvignon Blanc da Nova Zelândia foram em 1974, na vinícola de Matua Valley em Swanson, Auckland.
Somente em meados da década de 1980, o estilo característico de Marlborough da Nova Zelândia ganhou fama, tornando-se conhecido como o estilo sauvignon blanc característico neozelandês, estabelecendo a referência internacional como um dos melhores do mundo.
Incluem nesse estilo a acidez picante e aromas de toranja, abacaxi, groselha-verde, maracujá, raspas de limão, grama recém-cortada e pimentão verde, oriundo das pirazinas. Outra característica importante do sauvignon blanc daquela região é o sabor salgado, devido à influência oceânica local.
Marlborough é a maior região de vinhedos com 22.369 Ha, de um total de 25.160 Ha. Na região tem pouca chuva e as horas de sol são altas. Devido às mudanças diurnas de temperatura durante o período de maturação, cria-se um sabor único nos vinhos.
Foi também na Nova Zelândia que surgiram as primeiras garrafas fechadas com screw cap (tampa de rosca), passando a ser uma tendência difundida em todo o mundo.
Estados Unidos – Califórnia
Os avanços modernos na vinificação, combinados com a resistência e adaptabilidade naturais do sauvignon blanc, favoreceram os produtores americanos e estão obtendo excelentes resultados com a produção de videiras em climas quentes. Os vinhos Sauvignon blanc feito nas regiões quentes de Sonoma e Napa Valley, na Califórnia, é alcoólico e envelhecido em carvalho, dando origem a um estilo de sauvignon rotulado como fumé blanc.
No final da década de 1960, o enólogo americano Robert Mondavi reformulou seu Sauvignon Blanc da Califórnia, que na época era de difícil aceitação. Mondavi passou a envelhecer os vinhos em carvalho e vendeu em garrafas verde escuras, tipo Bordeaux. Como um forma de mencionar o glamour dos vinhos franceses Pouilly-Fumé que também utilizam a sauvignon blanc, ele chamou os seus vinhos de Fumé Blanc. Basicamente, Fumé Blanc é um Sauvignon Blanc envelhecimento em carvalho.
Canadá
Tanto nas províncias de Ontário quanto British Columbia, fazem excelentes vinhos com a Sauvignon Blanc. O clima mais frio do país faz com que a maioria desses vinhos não sejam envelhecidos em carvalho, fazendo com que expressem seus aromas e sabores puros e frescos.
O clima ainda exerce papel importante na produção do vinho de sobremesa denominado Ice Wine (Vinho de Gelo). Durante o inverno, as uvas são colhidas abaixo de -8ºC para manter níveis elevados de açúcar e ácidos presentes na polpa congelada e posteriormente prensadas, resultando num vinho concentrado, complexo, doce e aromático.
As duas principais regiões produtoras de vinhos, Ontario e B.C. produzem Ice Wine com a uva sauvignon blanc, resultando em um vinho de sobremesa rico com notas de frutas tropicais, como goiaba tropical, abacaxi e groselha.
Na boca, além das incríveis notas intensas de frutas tropicais, possui também sabores ácidos de limão e toranja com um final cremoso, suave, lembrando uma doçura tropical em pleno equilibrio com a acidez. O Ice Wine é um dos vinhos de sobremesa mais apreciados no Canadá.
Brasil – Regiões Sul e Sudeste
No Brasil, a sauvignon blanc vem demonstrando adaptabilidade e avanços em termos de qualidade, demonstrando a sua expressão em vinhos bastante promissores.
Três regiões vêm se destacando na produção da uva: Campanha Gaúcha e os Campos de Cima da Serra do RS (região de Vacaria) e a região de altitude do estado de Santa Catarina.
Outras localidades, como a zona tropical brasileira em SP e MG, onde existe poda e colheita de inverno, também estão investindo na sauvignon blanc.
De um modo geral, no Brasil, a Sauvignon Blanc, ganha sabores e aromas de frutas tropicais, como maracujá e goiaba em locais mais quentes, enquanto regiões de climas mais frescos, como no Sul, os vinhos apresentam aromas de frutas cítricas com acidez elevada.
Chile – Vale Dos Andes
As altas altitudes contribuem para um clima fresco que é benéfico para o sauvignon blanc. No Chile, a uva é cultivada nos vales de San Antonio e Casablanca, na Cordilheira dos Andes, onde os vinhos possuem ótima acidez, são frescos e aromáticos com notas mais verdes, lembrando grama cortada e frutas cítricas. Já em regiões mais quentes, o vinho apresenta um aroma de maçã vermelha madura.
Curiosamente, até a década de 1980, a “Sauvignon Blanc” produzida no Chile era a uva Sauvignon Vert, também conhecido como Sauvignonasse, uma espécie mais rara, que foi trazida por engano de Bordeaux.
África Do Sul
A introdução de Sauvignon Blanc na África do Sul não é precisa, porém sabe-se que as primeiras vinhas dessa uva foram plantadas no final da década de 1880, na vinícola Groot Constantia, a mais antiga do país fundada em 1685.
As primeiras garrafas de Sauvignon Blanc foram comercializadas em 1977 pela vinícola Verdun (agora Asara). Atualmente, os vinhedos com Sauvignon Blanc representam 10,7% (9.831Ha) da cobertura total de áreas para vinho no país, sendo a quarta uva mais plantada na África do Sul, ficando atrás das uvas Chenin Blanc (18.6%), Colombard (11.4%) e Cabernet Sauvignon (10.8%).
Apesar da Sauvignon ser amplamente distribuída em todas as regiões vitícolas do país, os produtores tem a capacidade de produzir muitos estilos diferentes de Sauvignon Blanc devido à geologia e topografia serem muito variadas.
Os vinhos Sauvignon Blanc da África do Sul são secos e aromáticos com acidez fresca, mantendo seus aromas de toranja, limão, melão, groselha, maracujá, mineral, grama recém-cortada e pimentão
No entanto, a uva também produz vinhos de sobremesa de alta qualidade, através do fungo Botrytis, produzindo vinhos Noble Late Harvest.
Sauvignon Blanc – Serviço e Harmonização
Serviço
A temperatura de serviço dos vinhos Sauvignon blanc variam entre 7ºC a 12ºC. Entretanto, vinhos preparados em tanques de aço inoxidável podem ser servido gelados (7ºC), destacando assim suas qualidades refrescantes, enquanto os vinhos com envelhecimento em carvalho são servidos levemente gelados (12ºC). O tempo de guarda varia entre 1 a 3 anos, após o vinho ser colocaodo para comercialização.
Harmonização
A acidez do Sauvignon Blanc é um complemento delicioso para os sabores frescos de frutos do mar, mariscos e peixes brancos, além de realçar molhos cítricos, saladas crocantes, alimentos picantes, tornando em combinações ideais, especialmente em dias de verão.
Carnes: frango, peru, porco, linguado, caranguejo, lagosta, lula, polvo, robalo, bacalhau, salmão, ostras ou salmão defumado ou sashimi.
Queijos: Queijo de cabra, burrata, mussarela de búfala, feta, parmesão e ricota.
Molhos: Vinagretes com ervas frescas, como chimichurri ou pesto.
Legumes/Verduras: Ervilhas verdes, rúcula, tomate, alcachofra, abobrinha, pimentão, berinjela, alho-poró e feijão verde.
Ervas e Especiarias: Hortelã, endro, coentro, cebolinha, alecrim, manjericão, tomilho, louro, alcaparra e azeitonas verdes.
Vinhos de Sobremesa: Sauvignon Sauternes ou Ice Wine combinam com a maioria das sobremesas, patês ou queijos azuis.
Concluindo
Existe um Sauvignon Blanc para todos os gostos, além de ser um vinho de amplamente utilizado na harmonização com os mais variados pratos.
É refrescante e leve, com uma acidez média-alta, apresentando variedade de diferentes perfis de sabor.
Oriundo da França, está presente nos principais vinhedos do mundo, onde adotou diversos sinônimos, como Fumé Blanc (EUA), Muskat-Silvaner (Áustria), Feigentraube (Alemanha), Sauvignon (Itália), Sauvignon Blanco (Chile), Muscat Sylvaner (Hungria), dentre outros.
Por isso, se você quer provar um vinho frutado com aromas de toranja, goiaba, maçã verde, maracujá ou pimentão verde, sirva-se de uma garrafa da Neozelandesa.
Se procura boa mineralidade com frescor ao estilo francês, experimente os rótulos de Sancerre, Pouilly-Fumé ou da Califórnia.
Se for servir um vinho de sobremesa, que tal um Ice Wine de Ontário, Canadá?
Seja qual for o seu gosto, sempre haverá um Sauvignon Blanc para acompanhar seus melhores momentos.
Você gostou deste artigo?
Espero que este artigo tenha melhorado seu entendimento sobre vinho. Para saber mais sobre bebiba, dê uma olhada em Diferença Entre Vinhos Orgânicos, Naturais, Dinâmicos, Biodinâmicos & Kosher.
Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.
Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no Spotify, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.
Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy.
Cheers 🍷
I was suggested this web site by my cousin. I’m no longer positive whether or not this post is written by him as no one else understand such specified about my problem. You are wonderful! Thank you!