Cabernet Sauvignon, uma uva de cor roxo-azulado intensa, é um híbrido formado pelo cruzamento de Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, resultando em domínio e fama global, reconhecido principalmente como a “Rainha das Uvas Tintas”.
Embora sua origem seja de Bordeaux, na França, é possível encontrar garrafas de Cabernet Sauvignon de várias regiões do mundo, já que se adaptam muito bem em qualquer área, independentemente do clima e do solo.
Do Chile com a brisa do Oceano Pacífico, passando pelos solos de cascalho em Bordeaux, até um clima quente com solos de argila vermelha na Austrália, todos os viticultores produzem seus vinhos com o rei das uvas.
Deus fez o Cabernet Sauvignon, enquanto o Diabo fez o Pinot Noir.
-André Tchelistcheff – Enólogo russo
Ir Para A Seção
- Perfil Dos Vinhos Tintos
- Perfil Do Cabernet Sauvignon
- Harmonização
- Cabernet Sauvignon E Os Blends Mais Populares
Perfil Dos Vinhos Tintos
Sabor
Sabor ou gosto, abrange na verdade um conjunto de sensações químicas – doces, salgados , ácidos, amargos e umami.
Abrange também as sensações físicas, tais como corpo, adstringência, efervescência, taninos e temperatura, percebidas na boca por papilas específicas distribuídas pelos lábios, bochechas, língua e palato.
Nos vinhos tintos, se faz presente ambas as sensações – químicas e físicas, com destaque para amargor, corpo, adstringência ou taninos e temperatura.
Aromas
Os aromas dos vinhos são provenientes das uvas, do processo de vinificação ou adquiridos durante a fase de amadurecimento.
Consequentemente, refletem aromas florais, frutados, lácteos, especiarias, empireumáticos (fumaça, defumado, torrefação), etc.
Os vinhos tintos exalam aromas de frutas vermelhas, tais como, morango, cereja, groselha, framboesa, amora, ameixa, além de madeira, pimenta preta, rosas, húmus, cogumelos, chocolate, manteiga, etc.
Cor
As antocianinas são pigmentos vegetais, responsáveis pelas cores observadas em flores, frutos, folhas, caules e raízes de plantas, que podem variar do vermelho vivo, rubi e azul intenso.
Por isso, saiba que toda vez que você levanta seu copo e vê a cor vermelha ou rubi intenso presente nos vinhos tintos, é oriunda das antocianinas.
Harmonização Com Vinhos Tintos
Geralmente, vinhos tintos harmonizam com refeições ricas em gordura, especiarias e molhos vermelhos mais pesados, exigindo vinhos encorpados, ricos em taninos e boa acidez.
As melhores opções de harmonização com vinhos tintos são churrascos, assados, massas com molhos vermelhos, comida mediterrânea, pizzas, hambúrgueres e até peixes gordurosos ou de gosto acentuados como salmão e bacalhau.
Perfil Do Cabernet Sauvignon
O Cabernet Sauvignon não foge à regra dos demais vinhos tintos com relação aos seus aromas, sabores e harmonização.
Apesar de ser uma variedade de origem Francesa, da região de Bordeaux, outros países vitivinícolas produzem cabernet sauvignon, tais como, EUA, Canadá, Argentina, Itália, Austrália, Chile, Portugal, Espanha e Brasil.
Na França, ela está relacionado a uma série de outras uvas formando “as variedades de Bordeaux” – Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Carménère e Sauvignon Blanc.
Essas variedades possuem um grupo de compostos aromáticos, sendo um específico, encontrado no pimentão verde chamado de metoxipirazina ou pirazina. Por isso, Ao experimentar um Cabernet Sauvignon, é comum sentir aromas de pimentão verde.
Em excesso, pirazina pode ser classificada como um defeito. Porém, muitos consumidores apreciam esses aroma, fazendo com que os viticultores adotem práticas de viticultura para garantir o aroma, como a poda anticipada das videiras, por exemplo.
Prefira servir o Cabernet Sauvignon em torno de 16-18°C. Temperaturas fora dessa média podem realçar o álcool ou taninos, o que torna a degustação desagradável.
Decantar o vinho por 1 hora antes de servir, principalmente aqueles de guarda, é uma boa opção. O tempo de guarda dos vinhos, variam de uva para uva. No caso do Cabernet Sauvignon, o tempo estimado é de 10 anos ou mais.
Cabernet é bastante é bastante perceptível no nariz com suaves sabores de frutas e notas doces. Além disso, apresenta sabores distintos como frutas vermelhas maduras escuras e notas de baunilha do envelhecimento em carvalho.
Você sentirá frequentemente os aromas de tabaco, grafite e couro flutuando no ar toda vez que girar sua taça.
A seguir saiba mais sobre os principais aromas.
Harmonização
De um modo geral, vinhos tintos combinam com refeições ricas em gordura, carnes vermelhas mal passadas, molhos vermelhos, ou seja, comidas que exigem vinhos encorpados, com taninos médios a altos e com acidez equilibrada para limpar o palato.
Desta forma, existem várias opções para harmonizar Cabernet Sauvignon. Experimente com carnes vermelhas grelhadas, assados, churrascos, carnes de cordeiro, ensopados como boeuf bourguignon, massas com molhos vermelhos, pizzas, hambúrgueres, frios com queijos duros e salsichas não picantes.
Cabernet Sauvignon E Os Blends Mais Populares
É comum misturar diferentes uvas para extrair características distintas de cada uma delas, obtendo mais complexidade.
A uva Cabernet Sauvignon é a principal componente de todos os cinco Premier Grand Cru Classés de Bordeaux:
- Château Lafite Rothschild: 82% Cabernet Sauvignon, 16% Merlot e 2% Cabernet Franc
- Château Latour: 90,2% Cabernet Sauvignon, 9,6% Merlot e 0,2% Petit Verdot
- Château Margaux: 90% Cabernet Sauvignon e 10% Merlot
- Château Haut-Brion: 57% Cabernet Sauvignon, 23% Merlot e 20% Cabernet Franc
- Château Mouton Rothschild: 87% Cabernet Sauvignon e 13% Merlot
Concluindo
Cabernet Sauvignon possui taninos densos, é encorpado, com cor profunda e aroma complexo de frutos silvestres. Essas características, fazem da Rainha das Uvas Tintas um dos vinhos mais presentes nas mesas de todo o mundo, harmonizando com pratos requintados ou apenas acompanhando massas com molhos vermelhos.
Embora seja originária de Bordeaux, na França, ela é a uva vinífera mais versátil e difundida globalmente, sendo cultivada em praticamente todos os principais países produtores de vinho.
Experimente rótulos da Austrália, EUA, Brasil, e Canadá, para expandir seus conhecimentos em aromas, sabores e terroir.
Você gostou deste artigo?
Espero que este artigo tenha melhorado suas habilidades com vinho. Para saber mais sobre vinhos tintos, dê uma olhada em Benefícios Dos Vinhos Tintos Para A Saúde: Descubra O Que A Ciência Está Dizendo.
Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.
Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no Spotify, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.
Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy
Cheers🍷
Thank you for sharing with us, I think this website really stands out : D.