Velouté é um molho branco à base de caldo de frango, vitela ou de peixe engrossado com roux branco e frequentemente servido com aves, peixes, frutos do mar, vitela, dentre outros.
Como um dos cinco molhos mãe da culinária francesa clássica, é também utilizado como ponto de partida para uma variedade de outros molhos derivados.
Aprender a preparar este molho aveludado e suave será uma oportunidade para preparar e experimentaroutros molhos, além de elevar suas habilidades culinárias.
Cozinhar é como pintar ou escrever uma música. Assim como existem tantas notas ou cores, existem tantos sabores – é como você os combina que o diferencia.
-Wolfgang Puck – Chef austríaco-americano e restaurateur
Ir Para a Seção
- Molho Velouté: A Origem
- 10 Dicas Essenciais Para um Molho Velouté Perfeito
- Velouté e Seus Molhos Derivados
- O Que Servir Com Molho Velouté e Seus Derivados
- Receita de Molho Velouté Clássico
Molho Velouté – A Origem
O termo Velouté deriva de um adjetivo francês “velour” que significa veludo.
Velouté fez parte do grupo seleto dos quatro Molhos Mãe definidos pelo chef Marie-Antoine Carême no início do séc. XIX.
No entanto, pesquisadores sugerem que o molho pode ter sido originado anterior a Carême, já que uma versão dele foi incluída no livro de François Pierre de la Varenne, O Cozinheiro Francês, em 1651.
La Varenne introduziu muitas novidades na culinária francesa, incluindo o uso de um roux para engrossar molhos, em vez de migalhas de pão. Ele foi creditado com a invenção, por coletar e publicar inúmeras receitas de molhos.
Mais tarde, o chef francês Auguste Escoffier categorizou os quatro molhos mãe de Carême, mantendo o Veloutê como parte dos cinco molhos mãe da culinária francesa, até os dias de hoje.
10 Dicas Essenciais Para um Molho Velouté Perfeito
Velouté não é um molho complexo. Na verdade, em etapas fáceis, você irá dominá-lo. No entanto, se você quiser ficar com a textura sedosa autêntica, suave e sem grumos, como o nome promete, veja algumas dicas para dominar a arte de prepará-lo.
Mise en Place
Mise en place é um termo da culinária francesa que significa “colocar tudo no lugar”. Na prática, é uma etapa essencial antes de preparar qualquer receita, na qual você vai organizar os utensílios de cozinha e porcionar os ingredientes com antecedência, evitando confusões e erros na hora do preparo. Assim, preparar os ingredientes, organizar os equipamentos e a área de trabalho, lhe proporcionará um resultado final esperado – um molho velouté como dos chefs franceses.
Livre-se das impurezas
Qualquer presença de resíduos ou impurezas pode refletir e arruinar o sabor e a aparência do molho. Portanto, mantenha panelas e frigideiras limpas. Lembre-se que o Velouté é de cor clara o que revelaria qualquer resíduo presente no molho.
O roux certo
Os diferentes estágios do roux (branco, dourado e escuro), correspondem diretamente à cor e a consistência do molho. Por exemplo, Velouté requer um roux branco que cozinha por cerca de 5 minutos em fogo baixo.
Evitando grumos
Para evitar grumos de farinha no molho, primeiro misture uma pequena quantidade do roux com o fundo claro, dando tempo para que os ingredientes sejam incorporados, e depois adicionado ao restante. Na etapa final, passe o molho por uma peneira fina, tipo chinoy. Assim, nenhum grânulo de farinha mal cozido irá parar no prato.
Evite queimar o molho
Molhos brancos queimam facilmente. Prefira uma panela de fundo duplo de aço inoxidável e ferva suavemente em vez de em fogo alto. Além disso, use uma colher de pau ou espátula de plástico para raspar o fundo e as laterais da panela, pois os sólidos do leite tendem a grudar e queimar.
Fundo Claro
Velouté é um molho claro que também requer um caldo ou fundo claro de vitela, frango ou peixe. Essa é a regra básica para esse molho. Qualquer outra tentativa, é mudar a receita original.
Consistência Nappé
Na culinária francesa ponto nappé é o termo dado ao cozimento de um creme ou molho que adquire uma textura cremosa e densa. Para saber se atingiu o ponto certo, mergulhe uma colher no preparo e, ao passar o dedo nas parte de trás da colher, o “rastro” formado por seu dedo terá que se manter, indicando que o seu molho Velouté estará pronto.
Écumer
Écumer é um termo francês que significa retirar a espuma ou impurezas da superfície do líquido fervente com a ajuda de uma concha ou colher. Não fazer isso, resulta em um molho pesado e indigesto.
Sal e Pimenta
Temperar o molho com sal e pimenta logo no início do cozimento pode torná-lo salgado e picante à medida que o molho reduz. O ideal é ajustar o tempero na etapa final do preparo.
Coe o molho
Coe o molho para obter uma textura homogênea, além de evitar resíduos que se formaram no fundo e nas laterais da panela.
Velouté e Seus Molhos Derivados
Como um dos 5 Molhos Mãe Clássicos da Cozinha Francesa, o Velouté é o ponto de partida de muitos outros molhos.
O Que Servir Com Velouté e Seus Molhos Derivados
O molho velouté e seus derivados são versáteis. Possuem uma textura sedosa e sabor delicado. Isso faz com que harmonizem perfeitamente com uma infinidade de receitas.
- Frango Escalfado com Molho Suprême e Arroz Pilaf
- Filé de Linguado ao Molho Velouté
- Velouté suave de frango e cogumelos
- Pernas de frango desossadas recheadas com Bulgur em molho Riesling
- Blanquette de vitela com arroz pilaf
- Velouté de abóbora assada com sementes torradas
Receita de Molho Velouté Clássico
Um molhos simples, rápido e versátil. Veja agora como prepará-lo.
Agora, mãos à obra! 😋
Molho Velouté
Equipment
- 1 Fouet – batedor arame
- 1 Peneira – Chinoy
- 1 Panela pequena
- 1 Panela média
- 1 Espátula de silicone
Ingredients
- 1 litro Caldo de Frango
- 60 g Manteiga
- 60 g Farinha de trigo
- 1 unidade Bouquet garni
- Sal à gosto
- Pimenta do reino branca à gosto
Instructions
Preparando o Roux Claro
- Derreta a manteiga em uma panela pequena em fogo médio. Quando a manteiga começar a espumar, adicione a farinha e cozinhe por 3 minutos. Reserve para esfriar.
Preparando o Bouquet garni
- Junte talos de salsinha, 1 folha de louro, ramos de tomilhos fresco. Enrole tudo numa folha verde grande de alho poró. Amarre com barbante culinário.
Preparando o Molho
- Na panela média, leve o caldo de frango ao ponto de fervura e reduza o fogo, mantendo uma fervura baixa "simmering."
- Tempere o roux com um pouco de caldo e incorpore ao restante, mexendo constantemente. Mantenha o fogo médio evitando que ferva.
- Adicione o bouquet garni. Remova as impurezas com uma colher – écumer.
- Quando o molho velouté atingir o ponto nappé, estará pronto. Remova ou bouquet garni, tempere à gosto e passe o líquido pelo chinoy. O molho estará pronto para servir ou transformá-lo em outros molhos.
Notes
Você fez esta receita?
Por favor, deixe-me saber se essa receita deu certo para você! Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.
Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no Spotify, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.
Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy
Cheers🍷
Muito útil, tudo muito bem elaborado
Fico feliz que você tenha gostado do nosso conteúdo. Siga nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/@gastrovinoacademy8568.
Um abraço!