Velouté: Como Preparar um Molho Aveludado e Suave

4.5K

Velouté é um molho branco à base de caldo de frango, vitela ou de peixe engrossado com roux branco e frequentemente servido com aves, peixes, frutos do mar, vitela, dentre outros.

Como um dos cinco molhos mãe da culinária francesa clássica, é também utilizado como ponto de partida para uma variedade de outros molhos derivados.

Aprender a preparar este molho aveludado e suave será uma oportunidade para preparar e experimentaroutros molhos, além de elevar suas habilidades culinárias.

Cozinhar é como pintar ou escrever uma música. Assim como existem tantas notas ou cores, existem tantos sabores – é como você os combina que o diferencia.

-Wolfgang Puck – Chef austríaco-americano e restaurateur

Ir Para a Seção

  1. Molho Velouté: A Origem
  2. 10 Dicas Essenciais Para um Molho Velouté Perfeito
  3. Velouté e Seus Molhos Derivados
  4. O Que Servir Com Molho Velouté e Seus Derivados
  5. Receita de Molho Velouté Clássico

Molho Velouté – A Origem

O termo Velouté deriva de um adjetivo francês “velour” que significa veludo.

Velouté fez parte do grupo seleto dos quatro Molhos Mãe definidos pelo chef Marie-Antoine Carême no início do séc. XIX.

No entanto, pesquisadores sugerem que o molho pode ter sido originado anterior a Carême, já que uma versão dele foi incluída no livro de François Pierre de la Varenne, O Cozinheiro Francês, em 1651.

La Varenne introduziu muitas novidades na culinária francesa, incluindo o uso de um roux para engrossar molhos, em vez de migalhas de pão. Ele foi creditado com a invenção, por coletar e publicar inúmeras receitas de molhos.

Mais tarde, o chef francês Auguste Escoffier categorizou os quatro molhos mãe de Carême, mantendo o Veloutê como parte dos cinco molhos mãe da culinária francesa, até os dias de hoje.

10 Dicas Essenciais Para um Molho Velouté Perfeito

Velouté não é um molho complexo. Na verdade, em etapas fáceis, você irá dominá-lo. No entanto, se você quiser ficar com a textura sedosa autêntica, suave e sem grumos, como o nome promete, veja algumas dicas para dominar a arte de prepará-lo.

Mise en Place

Mise en place é um termo da culinária francesa que significa “colocar tudo no lugar”. Na prática, é uma etapa essencial antes de preparar qualquer receita, na qual você vai organizar os utensílios de cozinha e porcionar os ingredientes com antecedência, evitando confusões e erros na hora do preparo. Assim, preparar os ingredientes, organizar os equipamentos e a área de trabalho, lhe proporcionará um resultado final esperado – um molho velouté como dos chefs franceses.

Livre-se das impurezas

Qualquer presença de resíduos ou impurezas pode refletir e arruinar o sabor e a aparência do molho. Portanto, mantenha panelas e frigideiras limpas. Lembre-se que o Velouté é de cor clara o que revelaria qualquer resíduo presente no molho.

O roux certo

Os diferentes estágios do roux (branco, dourado e escuro), correspondem diretamente à cor e a consistência do molho. Por exemplo, Velouté requer um roux branco que cozinha por cerca de 5 minutos em fogo baixo.

Evitando grumos

Para evitar grumos de farinha no molho, primeiro misture uma pequena quantidade do roux com o fundo claro, dando tempo para que os ingredientes sejam incorporados, e depois adicionado ao restante. Na etapa final, passe o molho por uma peneira fina, tipo chinoy. Assim, nenhum grânulo de farinha mal cozido irá parar no prato.

Evite queimar o molho

Molhos brancos queimam facilmente. Prefira uma panela de fundo duplo de aço inoxidável e ferva suavemente em vez de em fogo alto. Além disso, use uma colher de pau ou espátula de plástico para raspar o fundo e as laterais da panela, pois os sólidos do leite tendem a grudar e queimar.

Fundo Claro

Velouté é um molho claro que também requer um caldo ou fundo claro de vitela, frango ou peixe. Essa é a regra básica para esse molho. Qualquer outra tentativa, é mudar a receita original.

Consistência Nappé

Na culinária francesa ponto nappé é o termo dado ao cozimento de um creme ou molho que adquire uma textura cremosa e densa. Para saber se atingiu o ponto certo, mergulhe uma colher no preparo e, ao passar o dedo nas parte de trás da colher, o “rastro” formado por seu dedo terá que se manter, indicando que o seu molho Velouté estará pronto.

Écumer

Écumer é um termo francês que significa retirar a espuma ou impurezas da superfície do líquido fervente com a ajuda de uma concha ou colher. Não fazer isso, resulta em um molho pesado e indigesto.

Sal e Pimenta

Temperar o molho com sal e pimenta logo no início do cozimento pode torná-lo salgado e picante à medida que o molho reduz. O ideal é ajustar o tempero na etapa final do preparo.

Coe o molho

Coe o molho para obter uma textura homogênea, além de evitar resíduos que se formaram no fundo e nas laterais da panela.

Velouté e Seus Molhos Derivados

Como um dos 5 Molhos Mãe Clássicos da Cozinha Francesa, o Velouté é o ponto de partida de muitos outros molhos.

 

O Que Servir Com Velouté e Seus Molhos Derivados

Velouté

O molho velouté e seus derivados são versáteis. Possuem uma textura sedosa e sabor delicado. Isso faz com que harmonizem perfeitamente com uma infinidade de receitas.

  • Frango Escalfado com Molho Suprême e Arroz Pilaf
  • Filé de Linguado ao Molho Velouté
  • Velouté suave de frango e cogumelos
  • Pernas de frango desossadas recheadas com Bulgur em molho Riesling
  • Blanquette de vitela com arroz pilaf
  • Velouté de abóbora assada com sementes torradas

Receita de Molho Velouté Clássico

Um molhos simples, rápido e versátil. Veja agora como prepará-lo.

Agora, mãos à obra! 😋

Molho Velouté

Apesar de ser um molho simples de preparar, cada passos a ser ensinado nessa receita, é cruciail para o resultado final.
Servings 1 litro

Equipment

  • 1 Fouet – batedor arame
  • 1 Peneira – Chinoy
  • 1 Panela pequena
  • 1 Panela média
  • 1 Espátula de silicone

Ingredients

  • 1 litro Caldo de Frango
  • 60 g Manteiga
  • 60 g Farinha de trigo
  • 1 unidade Bouquet garni
  • Sal à gosto
  • Pimenta do reino branca à gosto

Instructions

Preparando o Roux Claro

  • Derreta a manteiga em uma panela pequena em fogo médio. Quando a manteiga começar a espumar, adicione a farinha e cozinhe por 3 minutos. Reserve para esfriar.

Preparando o Bouquet garni

  • Junte talos de salsinha, 1 folha de louro, ramos de tomilhos fresco. Enrole tudo numa folha verde grande de alho poró. Amarre com barbante culinário.

Preparando o Molho

  • Na panela média, leve o caldo de frango ao ponto de fervura e reduza o fogo, mantendo uma fervura baixa "simmering."
  • Tempere o roux com um pouco de caldo e incorpore ao restante, mexendo constantemente. Mantenha o fogo médio evitando que ferva.
  • Adicione o bouquet garni. Remova as impurezas com uma colher – écumer.
  • Quando o molho velouté atingir o ponto nappé, estará pronto. Remova ou bouquet garni, tempere à gosto e passe o líquido pelo chinoy. O molho estará pronto para servir ou transformá-lo em outros molhos.

Notes

O molho Velouté é produzido com ingredientes simples. Sua principal característica é a textura aveludada e suave.  
Como parte do famoso grupo – cinco molhos-mãe da cozinha francesa, é polivalente, sendo o ponto de partida para vários outros molhos.
Experimente harmonizá-los com aves, frutos do mar, vitela, ovos e legumes.
Espero que este artigo tenha melhorado suas habilidades culinárias. Para saber mais, dê uma olhada em Molho Holandês: Como Preparar Uma Emulsão Francesa Clássica
Author: Paulo Daumas
Course: Molho
Cuisine: Francesa
Keyword: 5 Molhos Mãe, Molho Velouté

Você fez esta receita?

Por favor, deixe-me saber se essa receita deu certo para você! Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Join the Conversation

  1. Muito útil, tudo muito bem elaborado

    1. Fico feliz que você tenha gostado do nosso conteúdo. Siga nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/@gastrovinoacademy8568.
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.