O Roux é uma mistura cozida de farinha e manteiga e faz parte dos fundamentos da culinária francesa. Essa combinação entre farinha e gordura, atua como agente espessante, dando um sabor sutil de nozes e cor para uma variedade imensa de molhos, caldos e sopas.
Ele está presente especialmente em quatro dos cinco molhos mãe: Béchamel, Espanhol, Velouté e Molho de Tomate.
É aconselhável usar manteiga clarificada na preparação do roux, outros tipos de gordura só devem ser usados por sérias razões de economia.
-Auguste Escoffier – chef francês, restaurateur e escritor
Aprenda agora sobre os 4 tipos de roux – branco (blanc), loiro (blond), marrom (brown) e marrom escuro (dark-roux), e como prepará-los.
Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube. Clique no vídeo e se inscreva no nosso canal.
Ir Para a Seção
- O Que É Roux?
- A Origem
- Como Ele Funciona
- Dicas Essenciais Para Preparar
- Como Preparar Um Roux Em 5 Etapas Fáceis
O Que É Roux?
É uma mistura cozida de medidas iguais em peso de farinha e gordura que é usada como agente espessante em molhos, caldos, ensopados e sopas.
Também é responsável para dar um sabor tostado, cor escura e uma textura sedosa e suave aos pratos.
Basicamente, 120g de roux (60g de farinha e 60g de gordura), na qual a manteiga é a mais utilizada, são suficientes para engrossar 1 litro de líquido.
Existem quatro tipos dele: branco, dourado, marrom e marrom escuro. Esse último é muito utilizado nas culinárias cajun e creole que adotaram influências europeias, africanas e caribenhas.
Cada tipo representa um papel fundamental nos molhos, caldos ou sopas que serão incorporados.
Por exemplo, o molho espanhol requer um roux marrom para acrescentar cor e sabor tostado, já que o molho também é de cor escura, enquanto o molho béchamel que exige um roux branco, simplesmente para engrossá-lo sem alterar sua cor.
A Origem
O Roux deve ter passado despercebido na culinária francesa, quando trazido pelos cozinheiros de Anne da Austria (1601-1666), rainha consorte do rei Luís XIII da França e regente durante o primeiros anos do reinado de seu filho, o rei Luís XIV.
Anteriormente, os molhos eram engrossados com migalhas de pão. Em meados do século XVII, ele foi introduzido pelo famoso chef e escritor francês François La Varenne, quando começou a usá-lo em suas receitas. O roux suave e sedoso substituiu rapidamente as migalhas de pão como agente espessante.
Um século depois, os colonos franceses se mudaram para a América, trazendo o roux, que se tornou parte da culinária cajun e creole em Nova Orleans, EUA.
Hoje em dia, a culinária local carrega influências europeias, africanas e caribenhas, sendo a cajun e creole o reflexo, criatividade e adaptação dos diversos povos que vivem naquela região.
Dessa influência, surgiu um agente espessante mais escuro do que os comumente usados na culinária francesa, o roux marrom escuro ou dark roux.
Como Ele Funciona
Roux engrossa muitos pratos, dando um sabor, cor e textura. Entretanto, para que isso aconteça, existem algumas reações químicas que precisamos entender.
Calor
O calor alto fará com que os grânulos de amido endureçam rapidamente, evitando que eles se combinem com o líquido ao serem incorporados.
Por outro lado, aumentando gradativamente a temperatura, o revestimento externo dos grânulos de amido intumescem, ou seja, incham e depois quebram, transformando-se em dextrina – substância responsável pelo processo de espessamento.
Por isso, é importante prepará-lo sempre em fogo brando e nunca alto.
Tipos de roux
Tradicionalmente, existem três tipos de roux na culinária francesa: branco, dourado e marrom. O quarto elemento, o roux marrom escuro, foi introduzido na culinária após o surgimento das cozinhas creole e cajun em Nova Orleans, EUA.
- Roux Branco – Blanc : Usado para engrossar molhos brancos, como o béchamel. Seu cozimento é rápido, apenas para combinar os elementos e eliminar o gosto da farinha.
- Roux Loiro – Blond : Utilizado para espessar molhos de cor mais amarelada, dourada, como o molho velouté.
- Roux Marrom – Brown : Enriquece o sabor e dá mais cor escura em molhos escuros, por exemplo, demi-glace, espanhol, e outros da mesma tonalidade.
- Roux Marrom escuro – Dark Roux : Presente em receitas cajun e creole que requerem sabor e cor mais pronunciados, marrom escuras.
Tempo
O tempo necessário para cozinhar os diferentes tipos de roux varia entre 3 a 20 minutos, de acordo com a necessidade e caracteríticas dos líquidos que ele será incorporado.
Veja agora o tempo estimado de cozimento para cada um deles:
- Roux Branco (blanc): 3 minutos
- Roux Loiro (blond): 5 minutos
- Roux Marrom (brown): 10-15 minutos
- Roux Marrom Escuro (dark-roux): 20 minutos
Poder espessante
O roux branco tem maior poder espessante do que os demais. Seu curto tempo de cozimento, faz com que os grãos de amido inchem, quebrem transformando-se em dextrina, substância responsável pelo processo de espessamento, enquanto o roux mais escuro, devido o tempo de cozimento maior, perde essa capacidade no decorrer do preparo.
Tipos de Farinha
A farinha é mais estável, pois os amidos presentes não quebram facilmente em comparação com outros espessantes. Além disso, a farinha específica para bolos engrossa mais os molhos, pois possui mais amido do que a de pão, por exemplo. A farinha de uso geral está entre as duas, sendo a mais utilizada nas cozinhas profissionais para o preparo do roux.
Tipos de Gordura
Muitos tipos de gorduras podem ser utilizadas para prepará-lo, como óleo vegetal, manteiga integral, gordura de porco, dentre outros. No entanto, cada tipo de gordura irá influenciar diretamente no sabor do prato.
Por isso, a manteiga é a mais utilizada, sendo a manteiga clarificada uma das preferências de muitos chefs. Clarificar a manteiga, significa retirar água e sólidos presentes no leite, o que prejudica alguns preparos na culinária.
Proporção: Farinha Vs. Gordura
As quantidades aproximadas de roux necessárias para engrossar 1 litro de líquido e obter texturas fina, média e grossa são:
Textura | Farinha | Gordura | Líquido | |
Fina | 48 g | 48 g | 1 litro | |
Média | 60 g | 60 g | 1 litro | |
Grossa | 95 g | 95 g | 1 litro |
Diferentes tipos de farinha, como farinha de arroz, araruta, amido de milho, farinha de tapioca e fécula de batata, dariam o mesmo resultado que a farinha de trigo, mas leve em consideração as outras substâncias contidas nessas farinhas.
Dicas Essenciais Para Preparar
Uma das dúvidas mais frequentes é sobre como fazer corretamente um roux. Ele é uma receita simples e rápida. Basta cozinhar partes iguais de farinha e manteiga. Porém, existem algumas dicas que devemos considerar.
Evite grumos
A maneira como se mistura o roux ao líquido é que pode criar grumos. Via de regra, ele é incorporado frio ao líquido quente e o roux quente ao líquido frio.
O ideal é que ele seja temperado primeiro com um pouco de líquido. Assim, estaremos dando tempo para que os ingredientes sejam incorporados como um todo, virando uma pasta. Em seguida, adicione o restante do roux aos molhos ou caldos, prosseguindo conforme a receita.
Ao contrário, misturar o roux quente ao molho quente ou frio com líquido frio, é certeza que irá criar grumos.
Peneire a farinha
Essa prática evita que resíduos estranhos possam estar sendo incorporados à sua receita. É uma prática comum de qualidade nas cozinhas profissionais, peneirar toda a farinha antes de ser usada.
Intensidade do calor
Cozinhe lentamente em fogo médio-baixo em uma panela de fundo duplo, ao invéz de cozinhar em fogo alto, o que pode fazer com que os grânulos de amido endureçam e não engrossando o seu molho.
Misture constantemente
Após o derretimento da manteiga, adicione a farinha e mexa constantemente sobre o fogo para obter uma textura homogênea e uma cor uniforme.
Propriedade do amido
O amido, geralmente a farinha, gelatiniza entre 60ºC a 90ºC / 140ºF a 194ºF, ou seja, é o momento que ele começa a fazer efeito espessante em um líquido.
Um erro comum que os cozinheiros cometem é não ter paciência e, achando que a quantidade dele incorporada não irá espessar o molho, passam a adicionar mais roux ou simplesmente farinha.
Como resultado, a preparação poderá engrossar demais ou ficar com gosto de farinha crua.
Para evitar isso, siga as proporções recomendadas de farinha, gordura e líquido e aguarde a temperatura trabalhar em conjunto com o roux.
Aromas
Uma boa dica para saber quando ele está pronto é quando sentimos aromas de avelã, pipoca ou a farinha assada.
Armazenamento
Ele é um ingrediente simples e prático. Você pode prepará-lo com antecedência e mantê-lo na geladeira por vários dias em um recipiente hermético.
Como Fazer Um Roux Em 5 Etapas Fáceis
Ele é simples e fácil de fazer. Entretanto, a técnica de preparo refletirá no resultado final do seu molho, caldo, sopa ou ensopado. Aprenda agora como prepará-lo.
Agora, mãos à obra! 😋
Roux Branco
Equipment
- 1 Panela de molho pequena
- 1 Fouet – batedor arame
- 1 Peneira
- 1 Colher de madeira
- 1 Tigela redonda pequena – mixing bowl
Ingredients
- 60 g Farinha comum
- 60 g Manteiga sem sal Opcional usar 60 g de manteiga clarificada
Instructions
- Peneire a farinha na tigela redonda.
- Derreta a manteiga na panela pequena em fogo médio.
- Quando a manteiga começar a espumar, adicione a farinha peneirada.
- Mexa constantemente, cozinnhando em fogo médio-baixo por 3 minutos.
- Quando o roux começar a apresentar aromas de avelã, estará pronto. Transfira para outro recipiente e reserve.
Notes
Você fez esta receita?
Por favor, deixe-me saber se essa receita deu certo para você! Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.
Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no Spotify, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.
Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy
Cheers🍷