Também conhecido como molho branco, o béchamel faz parte do seleto grupo dos cinco molhos-mãe da culinária francesa. É versátil, saboroso, fácil de preparar e enriquece uma infinidade de preparações culinárias. Além disso, é protagonista de outros molhos que chamamos de molhos derivados.
Alcançar a perfeição de um molho é apenas um dos muitos desafios na cozinha. No entanto, para dominá-lo, é necessário praticar inúmeras vezes, o que leva ao resultado desejado.
-pAULO daumas – Escritor e Especialista em culinária e vinhos
Aprenda a dominar este molho cremoso e aveludado que você pode incorporar em muitos pratos.
Ir Para a Seção
- A Origem do Molho Béchamel
- 9 Dicas Essenciais Para Fazer um Molho Béchamel Perfeito
- Pratos Clássicos com Béchamel e seus molhos derivados
- Béchamel e Seus Molhos Derivados
- Molho Béchamel: A Receita Clássica Francesa
A Origem do Molho Béchamel
Pensa-se que existem três teorias sobre a origem do Molho Béchamel:
Primeiro, o béchamel teria se originado na Itália e mais tarde introduzido nas cortes francesas pela nobre italiana Catherine de Médici (1519-1589).
Segundo, foi Louis de Béchameil (1603-1703), um financista francês que fez fortuna durante a guerra civil francesa e mais tarde tornou-se mordomo-chefe do rei Luís XIV. Louis, afirmava que teria inventado o molho Béchamel quando aprimorou um molho feito de creme, inicialmente criado por François Pierre de la Varenne (1615-1678).
Por último, François Pierre de la Varenne (1615-1678), um dos principais membros de um grupo de chefs franceses, que também afirmou ter criado o molho Béchamel quando era chefe da corte do Rei Luís XIV. Ele dedicou o nome “Béchamel” como um elogio a Louis de Béchameil, pois trabalharam juntos na cozinha do Rei.
Apesar da história dos molhos, sabemos que Marie-Antoine Carême (junho de 1784 – janeiro de 1833) e Auguste Escoffier (outubro de 1846 – fevereiro de 1935) organizaram e refinaram os molhos mãe da culinária francesa em cinco categorias, sendo uma delas o molho béchamel , que foi preparado até hoje.
9 Dicas Essenciais Para Fazer um Molho Béchamel Perfeito
Alcançar a perfeição de um molho é apenas um dos muitos desafios na cozinha. No entanto, para dominá-lo, é necessário praticar inúmeras vezes, o que leva ao resultado desejado.
Mise en Place
Mise en place é um termo da culinária francesa que significa “colocar tudo no lugar”. Na prática, é uma etapa essencial antes de preparar qualquer receita, na qual você vai organizar os utensílios de cozinha e porcionar os ingredientes com antecedência, evitando confusões e erros na hora do preparo. Por isso, tenha tudo organizado e porcionado, antes de levar ao fogo os ingredientes para o preparo do molho Béchamel.
Livre-se das impurezas
Qualquer presença de resíduos ou impurezas pode refletir e arruinar o sabor e a aparência do molho. Portanto, mantenha panelas e frigideiras limpas. Lembre-se que o Béchamel é de cor branca o que revelaria qualquer resíduo presente no molho.
Evitando grumos
Para evitar grumos de farinha no molho, primeiro misture uma pequena quantidade do roux com o leite morno, dando tempo para que os ingredientes sejam incorporados, para depois misturar o restante. Na etapa final, passe o molho por uma peneira fina, tipo chinoy. Assim, nenhum grânulo de farinha mal cozido irá parar no prato.
Evite queimar o molho
Molhos brancos queimam facilmente, então prefira uma panela de fundo duplo de aço inoxidável e cozinhe suavemente em fogo médio. Além disso, use uma colher de pau ou espátula de plástico para raspar o fundo e as laterais da panela, pois os sólidos do leite tendem a grudar e queimar.
O roux certo
Os diferentes estágios ou cor do roux (branco, dourado, marrom ou marrom escuro) correspondem diretamente à cor e a consistência do molho. O molho Béchamel requer um roux branco que cozinhe por cerca de 2-3 minutos em fogo baixo até eliminar o sabor da farinha crua.
Consistência Nappé
Na culinária francesa, o ponto nappé é o termo dado a textura cremosa e densa de um molho. Para saber se atingiu o ponto certo, mergulhe uma colher no preparo e, ao passar o dedo nas parte de trás da colher, o “rastro” formado por seu dedo terá que se manter, indicando que o seu molho Béchamel estará pronto.
Sabor
Alguns aromáticos e especiarias, como tomilho fresco e pimenta preta, podem se sobrepor e mascarar o sabor final. Conforme a receita pede, use-os nos últimos minutos do processo de cozimento.
Coe o molho
Coe o molho para obter uma textura homogênea, além de evitar resíduos que se formaram no fundo e nas laterais da panela.
Superfície
Se você pretende servir o molho mais tarde, coloque um pedaço de filme plástico diretamente na superfície do para evitar a formação de uma película que pode misturar-se e engrossar o molho.
Pratos Clássicos Com Béchamel e Seus Molhos Derivados
Como um molho branco versátil, o béchamel desempenha seu efeito cremoso quando incorporado a uma variedade de pratos, como:
- Croque Monsieur
- Lasanha à Bolonhesa
- Soufflé de Queijo
- Gnocchi À La Parisienne
- Caranguejo Recheado Thermidor
Béchamel e Seus Molhos Derivados
Molho Béchamel: A Receita Clássica Francesa
Conheça agora passo a passo da receita clássica francesa do molho Béchamel – simples, versátil e saborosa.
Agora, mãos à obra! 😋
Molho Béchamel
Equipment
- Faca de Chef e faca de legumes / frutas
- Peneira – Chinoy
- Fouet – batedor arame
- Panela para molho
- Espátula de silicone
Ingredients
- 60 g Farinha
- 60 g Manteiga
- 1 L Leite
- 1/2 unidade Cebola
- 3 unidade Cravo da Índia
- 1 unidade Bouquet Garni
- 1 unidade Folha de Louro
- Sal à gosto
- Pimenta do Reino branca à gosto
- Nós moscada à gosto
Instructions
Mise en place
- Cebola piqué: Faça um corte na diagonal da 1/2 da cebola. Coloque uma folha de louro na fenda e insira os 3 cravos na cebola. Bouquet Garni: Talos de salsinha, 1 folha de louro, 1 talo de salsão, enrolados na folha verde de alho poró, amarrado com barbante culinário.
Preparo do Roux
- Derreta a manteiga em uma panela pequena em fogo médio. Quando a manteiga começar a espumar, adicione a farinha e cozinhe por 3 minutos. Reserve para esfriar.
Preparo do Molho
- Aqueça o leite com a cebola até que esteja prestes a ferver. Reserve e deixe em infusão por 30 minutos. Coe em seguida.
- Tempere o roux com um pouco de leite. Adicione ao resto do leite.
- Adicione o bouquet garni e tempere com sal, pimenta branca e nós moscada e cozinhe em fogo médio até atingir o ponto nappé.
- Passe pela peneira fina ou chinoy para uma recipiente limpo. Sirva ou reserve em banho maria.
Notes
Você fez esta receita?
Por favor, deixe-me saber se essa receita deu certo para você! Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.
Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no Spotify, Instagram, Facebook, Youtube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.
Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy
Cheers🍷
Sou master cheff aposentado
Boa tarde Gaudêncio. Então o senhor possui ótimas receitas para compartilhar com a gente! Temos um canal no Youtube sobre Gastronomia, inscreva-se lá https://www.youtube.com/@gastrovinoacademy8568. Abçs…
Ótimo parabéns